terça-feira, 18 de agosto de 2009

Bases bíblicas para a evangelização de crianças


Disciplina: Ministério com crianças
Professora: Tânia de Lima Pereira
Evangelismo é a proclamação das boas novas aos pecadores perdidos – que Jesus Cristo morreu por seus pecados, ressuscitou, e que está disposto e tem poder para salvar todos aqueles que querem dar as costas para o pecado (arrepender-se) e colocar sua confiança nEle como Senhor e Salvador ( Marcos 16:15; Lucas 24:46-48; I Corintios 15:1-4).
Esta mensagem do evangelho é claramente descrita na Bíblia, a Palavra de Deus. A Bíblia também deixa claro que há apenas um Evangelho (Gálatas 1:8-9) e que esse Evangelho deve ser pregado a todos (Marcos 16:15) – quer sejam adultos, jovens ou crianças.
Em Romanos 3:23 lemos: “Pois todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus”. Sendo assim, as crianças estão incluídas nesta necessidade de se arrependerem.
Em II Reis 12:2 lemos: “ Fez Joás o que era reto perante o Senhor, todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia.” Ele havia subido ao trono quando tinha apenas sete anos de idade (II Reis 11:21). Pense no que poderia ter acontecido se ele tivesse sido influenciado e instruído apenas por seu pai idólatra e sua mãe depravada. Em lugar disso, Deus levantou Joiada para lhe dar instrução espiritual, porque não receberia de seus pais.
Em Atos: 22-23 Vemos Paulo obedecendo ao padrão bíblico evangelizando a todos inclusive as crianças.
Em Deuteronômio 6:7 11:19-21, lemos a ordem de Moisés aos judeus quanto aos ensinamentos das verdades as crianças. Moisés também se preocupava com a geração futura.
Em êxodo 12: 26-27 Josué seguiu seu exemplo (Josué 4:6-7)
O Salmista também partilhou essa preocupação pela “geração futura” ao escrever o Salmo 78. Ele prometeu no versículo 4 que não iria esconder a Palavra de Deus dos filhos. Depois nos versículos 5 a 8 Fazer a mensagem conhecida a esta geração. E também enfatiza o seu desejo e oração pelas crianças. Ele cria que se não alcançasse a geração futura naquele momento, eles se tornariam como a geração atual, e o mesmo ciclo iria se repetir, vez após vez.
Em Mateus 18, vemos um clássico ensinamento de Jesus quanto ao evangelismo de crianças. Ele exalta os pequeninos. O contexto nos mostra que Ele tinha uma criança em seus braços, e estava se referindo a ela ao dizer aquelas palavras. (Mateus 18:2; Marcos 9:36). A palavra grega usada para crianças em Mateus 18:2,3,4 e 5 e em Marcos 9:36 é “paidion”: esta palavra significa uma criança pequena – não um bebê, mas uma criança que ainda era muito Jovem.
Em Mateus 18:6,10 e 14. Ele então usa a palavra “mikros”, qu3e significa alguma coisa ou alguém que é pequeno. É, significado básico. Isso é confirmado pelo fato que o Senhor Jesus tinha uma criança em seus braços conforme disse, e a quem Ele se referiu ao usar essas mesmas palavras. Ele estava, portanto, falando sobre crianças e especificamente sobre uma criança pequena. Em toda a Bíblia, ainda há muitas referências que poderíamos citar de como é importante evangelizar crianças. Mas, o maior motivo é que Jesus nos ordenou isso, quando estabeleceu que o Evangelho precisa ser pregado a toda criatura em todo o mundo. ( Marcos 16:15).

Um comentário:

  1. Ola Tânia!


    Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

    Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário