segunda-feira, 20 de julho de 2009
quarta-feira, 15 de julho de 2009
" Até que as dívidas nos separem..."
Em nossos dias, tem sido muito comum presenciarmos casais que vivem fazendo do casamento uma sociedade falida. Cada um com seu orçamento. Eu ganho "X" e você "Y". Eu pago isso e você aquilo. E assim acham que estão convivendo da melhor maneira possível. Conta conjunta? Nem pensar!!!
O famoso: Gênesis 2: 24 vai se perdendo de vista. Mas precisamos praticá-lo se quizermos vencer as crises. Precisamos estar vivendo como uma só carne! Uma só carne, tem um único lugar para controlar as contas, tem acordo na hora de juntar o que vem de "um" e o que vem do "outro" para resultar no que é "nosso."
Isso agrada a Deus! E é impressionante como as coisas acontecem quando há um planejmento familiar ainda que símples. Mas precisamos praticar diariamente esse controle para que a falta dele não acabe com nosso casamento.
Mick Murdock diz: "As pessoas de sucesso fazem todos os dias o que as pessoas comuns fazem de vez em quando." Por isso, estabelecer uma rotina de controle de pagamentos é muito importante. Gastar aos poucos sem anotar, pode trazer prejuízos. No final, não se lembra mais no que foi gasto. Um realzinho aqui, outros dois alí e puff....lá se foi o dinheirinho suado...e não se sabe como.
É difícil viver com dívidas, mas elas começaram aos poucos. O difícil, é um amontoado de coisas fáceis, por isso, precisamos vencer as coisas fáceis enquanto ainda são. Pois, se houver um acúmulo delas, pode não ter jeito mais.
Marcadores:
casais,
crise,
finanças,
vida conjugal
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Você não é ciumento (a) é?
" Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhosos, nem vaidoso." (I Coríntios 13:4)
Entre as muitas causas de conflitos na vida dos casais,está o ciúme doentio, patológico. O ciúme está diretamente ligado ao sentimento de posse e medo da perda do cônjuge. Ciúme e tristeza são sentimentos normais inerentes ao ser humano. Existe um ditado popular sobre isso: "Quem ama tem ciúme". Em parte é verdade pois, não é nada gostoso dividir a pessoa que se ama com outra. Existe o ciúme normal (zelo) e o patológico. Este sim, fruto do complexo de inferioridade, da falta de auto confiança, da desconfiança do cônjuge, etc. Estes sentimentos têm como uma das causas a imaturidade conjugal. Sendo assim, é necessário que o casal amadureça na busca da confiança mútua. É importante aprender a confiar no outro, e assim se libertar dos complexos ds desconfianças. Toda pessoa que tem ciúme doentio precisa de cura interior. Porque não vale a pena cultivar este sentimento doentio?
Primeiro: O ciúme escraviza o casal.
Segundo: Pode gerar ressentimentos, que certamente, provocarão reações inesperadas.
Terceiro: Faz da mente da pessoa uma usina de imaginações negativas e irreais.
Quarto: Ninguém consegue viver por muito tempo com uma pessoa doente de ciúme.
Quando o casal cresec em amor, este sentimento de insegurança e medo de perda, vai sendo substituido pela confiança mútua.
" O amor não arde em ciúmes". ( I Cor, 13:4)
Marcadores:
casais,
casamento,
vida conjugal
sexta-feira, 3 de julho de 2009
"Para você pensar"
Temos atendido alguns casais. Impressionante como as crises se repetem e só mudam de endereço.Infelizmente, os desfechos são bem diferentes. Costumo dizer que o final de uma história de amor sempre depende de como ela começou.E isso, nos reporta ao namoro. Que é onde tudo começa. Pasmem, mas todos nós nos mostramos quem somos desde o primeiro encontro. O fato é que os olhos de quem vê é que ficam meio deslumbrados, neblinam como fumaça cheirosa e isso nos impede de enchergarmos coisas importantes. Graças a Deus, não me enganei. Esse foi o assunto da reunião anterior. Aliás, não nos enganamos. Conheci meu amado e me apaixonei e ele por mim. Confesso que fiz planos que não aconteceram, mas não nos frustramos por isso. Em compensação, realizamos outros que nem sonhávamos em sonhar........Amadurecemos juntos, isso é maravilhoso!!!! Agora, estamos caminhando rumo a próxima estação. Dizem que todo casal passa pela crise dos 40 ( ainda falta bastante), mas quero somente passar por essa estação e não fazer nenhuma parada. Isso tem sido possível pela experiência que trocamos com pessoas que psssaram por ela. (Para muitos foi o final da viagem). Isso nos tem feito crescer.
Aproveito para lhe convidar para as reuniões "Por toda vida no lar". A próxima será no dia 07 de julho na casa de Roberta e Fábio. Quem sabe lá, você vai conseguir passar pela próxima estação sem parar????????
Que Deus o abençõe ricamente...
Aproveito para lhe convidar para as reuniões "Por toda vida no lar". A próxima será no dia 07 de julho na casa de Roberta e Fábio. Quem sabe lá, você vai conseguir passar pela próxima estação sem parar????????
Que Deus o abençõe ricamente...
Marcadores:
casais,
casamento,
crise,
familia,
vida conjugal
Assinar:
Postagens (Atom)